Notícias

5 hábitos para ter um coração forte e saudável

Publicado em : 17/12/2018

Se o seu coração não está bem, cuidado, sua vida pode estar em perigo! As doenças cardiovasculares são responsáveis por 30% das mortes registradas no Brasil por ano.

As principais causas são o infarto, o AVC (Acidente Vascular Cerebral) e a morte súbita. Mas calma! Não se assuste, vamos te ensinar 5 hábitos para você fortalecer o coração e, consequentemente, ter uma vida mais saudável e feliz.

1. Cuide da alimentação

Evite frituras, açúcar, embutidos e enlatados.Troque esses alimentos pelas chamadas gorduras “boas”, que você encontra no azeite, óleo de soja e milho, e em seus derivados.

Consuma também bastante frutas, legumes e verduras, pois são boas fontes de vitaminas, minerais e fibras.

2. Não fique muito tempo parado

Ficar a maior parte do dia sentado e sem se movimentar engorda, faz mal para a coluna, dificulta a circulação, dá varizes e prejudica a saúde do coração.

A dica é levantar da cadeira, ou sofá, a cada 40 minutos e beber cerca de 2 litros de água por dia. Com isso, você dilui o sangue e reduz o risco de formação de coágulos de sangue na circulação sanguínea. Portanto, mexa-se!

 

3. Modere o sal

O sal é composto de sódio, e tal substância, em excesso, se torna inimiga do seu coração e do seu peso. Então, modere o consumo desse ingrediente e leia o rótulo dos produtos que você consome, pois, algumas marcas chegam a ter sete vezes mais sódio que outras. Aposte em outros temperos naturais como a cebola e o alho para dar um sabor agradável à sua comida sem precisar abusar do sal.

 

4.Não fume

Fumantes correm 70% mais risco de sofrer um infarto em comparação com quem não fuma. Isso porque o cigarro abre as portas do corpo para fatores de risco para a doença, promovendo o depósito de colesterol na parede das artérias e a oxidação dele, o que favorece a formação de coágulos que podem provocar um derrame cerebral, além de dificultar a circulação sanguínea.

5. Pratique atividade física regularmente

A prática regular de atividades físicas, pelo menos três vezes por semana, é uma medida essencial para manter a saúde do coração. Além de melhorar a saúde do corpo em geral, a realização de exercícios físicos favorece a diminuição do colesterol ruim (LDL) e aumenta o nível do bom (HDL) no sangue.

Escolha uma atividade física que te dê prazer e pratique regularmente, seja ela qual for. As opções são inúmeras!

 

Adote esses hábitos que você vai aumentar (e muito) a sua longevidade. Vamos lá, sem preguiça!

 

 

 

 

Como ter hábitos de vida mais saudáveis

 06/12/2018

  Para garantir uma boa saúde, a principal dica é fazer exames de rotina ao menos uma vez ao ano. Mas, também temos outras dicas para você, neste artigo, para aumentar a sua qualidade e expectativa de vida. Confira! Alimente-se bem O cuidado com o que você come é primordial para ter mais saúde e qualidade de vida. Comer alimentos ricos em gorduras saturadaspode causar doenças como infarto, derrames, hipertensão [...]

Alimentos que são bons para a circulação sanguínea

 17/10/2018

Ter uma boa circulação sanguínea é imprescindível para a nossa saúde e o bom funcionamento do nosso organismo, além de garantir resultados satisfatórios em seus exames laboratoriais anuais. E você sabia que uma alimentação correta e saudável pode te auxiliar nisso? Os principais alimentos que melhoram a circulação sanguínea são aqueles que fazem bem ao coração, com [...]

A função dos exames urológicos

 03/09/2018

  Os exames urológicos costumam ser os mais simples e menos invasivos, porém são muito importantes para o controle da nossa saúde. Eles identificam desde doenças comuns até complexas. E é muito importante realiza-los todo ano. Dentre os exames urológicos existentes, o Laboratório Base realiza os seguintes: Urocultura Tem a função de diagnosticar se há infecção [...]