Notícias

A importância da hemoglobina glicada para o diagnóstico e controle do diabetes

Publicado em : 21/05/2018

A diabetes é uma doença muito séria que assola grande parte da população mundial, por isso o seu controle e prevenção são primordiais.

 

Mais de 415 milhões de pessoas em todo mundo possuem diabetes, e dentre elas, cerca de 200 milhões não sabem da sua condição. Como podemos ver, a diabetes é uma doença muito séria que assola uma grande parte da população mundial. Por isso, a sua prevenção e controle se tornam ainda mais importantes.

A diabetes impacta socialmente e economicamente os indivíduos, portanto os investimentos em métodos diagnósticos e de monitoramento são de extrema importância. E um dos exames mais eficazes para o acompanhamento e disgnóstico da diabetes tanto do tipo 1 quanto do tipo 2 é a hemoglobina glicada (HbA1c ou A1C).

O exame de hemoglobina glicada mede a quantidade de glicose no sangue e serve tanto para acompanhar pacientes portadores da condição, pois aponta se o controle glicêmico (consumo médio de açúcar) foi ou não eficaz num período anterior de 90 dias (que é o tempo de vida da molécula), quanto para descobrir novos casos. O exame tem extrema importância no controle da glicose em longo prazo nos pacientes diabéticos.

Uma das primeiras complicações do diabetes é o desenvolvimento da retinopatia (uma das principais causas de cegueira no mundo), cujos sinais de surgimento estão relacionados ao aumento do nível de A1C, que pode ser diagnosticada na hemoglobina glicada.

O exame de hemoglobina glicada é simples. O paciente não precisa de jejum, e uma pequena amostra de sangue é colhida e analisada no laboratório.

A hemoglobina glicada é dosada, em geral, de três em três meses para o acompanhamento de portadores do diabetes, porém a frequência pode variar. A glicemia é pedida como parte do checkup anual a partir dos 40 anos ou antes, se a pessoa tiver histórico familiar de diabetes ou outros fatores de risco.

O diagnóstico da hemoglobina glicada é medida em porcentagem e tem os seguintes valores de referência:

No diagnóstico do diabetes:
Menor do que 5,7%: baixo risco de diabetes
Entre 5,7 e 6,4%: pré-diabetes
Maior ou igual a 6,5%: diagnóstico de diabetes (a ser confirmado com segunda dosagem)

No controle do diabetes:
Abaixo de 7%: sujeito a menos complicações vasculares
Maior que 7%: diabetes mal controlado

A diabetes é uma doença que leva a complicações bem graves. Portanto, faça sempre os seus exames de prevenção, e se já possuir diabetes, faça os seus exames de acompanhamento. O Laboratório Base tem uma excelente estrutura e profissionais para cuidar da sua saúde.

5 hábitos para ter um coração forte e saudável

 17/12/2018

Se o seu coração não está bem, cuidado, sua vida pode estar em perigo! As doenças cardiovasculares são responsáveis por 30% das mortes registradas no Brasil por ano. As principais causas são o infarto, o AVC (Acidente Vascular Cerebral) e a morte súbita. Mas calma! Não se assuste, vamos te ensinar 5 hábitos para você fortalecer o coração e, consequentemente, ter uma vida mais saudável [...]

Como ter hábitos de vida mais saudáveis

 06/12/2018

  Para garantir uma boa saúde, a principal dica é fazer exames de rotina ao menos uma vez ao ano. Mas, também temos outras dicas para você, neste artigo, para aumentar a sua qualidade e expectativa de vida. Confira! Alimente-se bem O cuidado com o que você come é primordial para ter mais saúde e qualidade de vida. Comer alimentos ricos em gorduras saturadaspode causar doenças como infarto, derrames, hipertensão [...]

Alimentos que são bons para a circulação sanguínea

 17/10/2018

Ter uma boa circulação sanguínea é imprescindível para a nossa saúde e o bom funcionamento do nosso organismo, além de garantir resultados satisfatórios em seus exames laboratoriais anuais. E você sabia que uma alimentação correta e saudável pode te auxiliar nisso? Os principais alimentos que melhoram a circulação sanguínea são aqueles que fazem bem ao coração, com [...]

A função dos exames urológicos

 03/09/2018

  Os exames urológicos costumam ser os mais simples e menos invasivos, porém são muito importantes para o controle da nossa saúde. Eles identificam desde doenças comuns até complexas. E é muito importante realiza-los todo ano. Dentre os exames urológicos existentes, o Laboratório Base realiza os seguintes: Urocultura Tem a função de diagnosticar se há infecção [...]