A importância dos exames gastroenterológicos
Publicado em : 19/06/2018
Através da realização de exames preventivos, as doenças gastrointestinais podem ser diagnosticadas em uma fase inicial, facilitando muito o tratamento e aumentando imensamente a chance de cura completa da doença.
Os tumores digestivos, quando diagnosticados precocemente, na grande maioria das vezes, podem ser tratados através de técnicas endoscópicas, evitando a necessidade de uma cirurgia. Porém, como estes tumores iniciais não causam sintomas, a única forma de identificá-los é através da realização de exames preventivos.
No Laboratório Base realizamos os seguintes exames gastroenterológicos: TGO e TGP, Fosfatase Alcalina, Gama GT, Ca 19 9, Bilirrubinas, DHL, Amilase e Lipase.
TGO e TGP: esses exames costumam ser realizados juntos para que, com a comparação dos resultados, o médico seja capaz de determinar se há algum problema no fígado, podendo identificar e diagnosticar, dessa forma, doenças hepáticas, como hepatite, cirrose e isquemia (deficiência de fluxo sanguíneo no órgão).
Os exames, realizados em laboratórios, exigem que o paciente tenha mantido jejum por, no mínimo, três horas antes de serem colhidos, além de a duração do procedimento leva, em média, poucos minutos.Após o término do exame, o paciente poderá voltar imediatamente às suas atividades normais(podendo apresentar, no máximo, apenas um leve inchaço no local onde a agulha foi aplicada).
Fosfatase Alcalina: esse exame geralmente é utilizado para investigar doenças no fígado ou nos ossos, quando estão presentes sinais e sintomas como dor no abdômen, urina escura, icterícia ou deformações e dor ósseas, por exemplo. Pode também ser realizado como exame de rotina, juntamente com outros exames, de forma a avaliar a saúde do fígado.
A Fosfatase Alcalina é realizadaem laboratório, onde um profissional de saúde retira cerca de 5 ml de uma amostra de sangue de uma veia do braço, que é colocada num recipiente fechado, para ser analisado.
Gama GT: também chamado de gama glutamiltransferase, gama glutamiltranspeptidase ou GGT é o exame de sangue no qual são dosados os níveis da enzima gama glutamiltransferase, que é encontrada em vários locais no organismo como fígado, pâncreas, rins e cérebro.
É usado, principalmente, para auxiliar o diagnóstico de alterações hepáticas, como no caso da hepatite, cirrose, pancreatite, câncer no fígado, hipertiroidismo e obesidade patológica. Também é usado para avaliação de desordens no fígado causadas por medicamentos e no acompanhamento do tratamento do alcoolismo, uma vez que essa enzima se eleva rapidamente quando há a ingestão de bebida alcoólica.
CA 19-9: esse exame é feito para diagnosticar o câncer de pâncreas. Ele é realizado retirando uma amostra de sangue de uma veia do braço do paciente.
Bilirrubina: exame que serve para diagnosticar e/ou monitorar doenças do fígado, como cirrose, hepatite, ou cálculo biliar. Também é feito colhendo uma amostra de sangue do paciente.
DHL: esse exame diagnostica doenças em todo o organismo. Por isso, é necessário analisar seus subtipos para detectar de onde vem o problema. São eles:
- DHL1: É proveniente do músculo do coração e eritrócitos;
- DHL2: Existe no Sistema reticuloendotelial;
- DHL3: Está presente nos pulmões;
- DHL4: Presente nos rins, pâncreas e placenta;
- DHL5: Provem do fígado e do músculo-esquelético.
O DHL também é monitorado por uma amostra de sangue.
Amilase e Lipase: reliazados para diagnosticar doenças no sistema digestivo, principalmente a pancreatite, através da coleta de sangue do paciente.
O checkup gastrointestinal é uma maneira inteligente de fazer a prevenção de doenças. Por isso, não perca a oportunidade de cuidar da sua saúde! Faça os seus exames gastroenterológicos no Laboratório Base.