Notícias

Cuidados com a saúde no carnaval

Publicado em : 27/02/2019

Uma das datas mais esperadas pelos brasileiros, o carnaval, tá chegando! Mas não se esqueça, a diversão tem que vir com cuidados com a sua saúde. Você quer curtir todos os dias de folia com o pique lá em cima, e não quer ficar doente depois, né? Então siga as dicas que separamos para você manter a energia sem detonar a sua saúde.

 

 

Sexo? Tem que ser seguro

Muitas doenças são transmitidas pelo sexo, como a Aids, gonorreia, herpes e sífilis. Mas a camisinha previne todos esses problemas, e a gravidez indesejada. Optar por métodos contraceptivos, como a pílula do dia seguinte, prejudicam o organismo, pois causam alterações hormonais, além de não previnem a contaminação de DSTs. Por isso, sexo nesse carnaval é com camisinha.

 

 

Não saia beijando qualquer um

Não é apenas o sexo que transmitem doenças. Existem alguns vírus que também são passados pelo beijo. Inclusive existe uma doença transmitida pelo beijo chamada mononucleose infecciosa, conhecida popularmente como a "doença do beijo". Ela causa febre, dor de garganta e até aumento do baço e do fígado.

A herpes labial também é passada através do beijo e, uma vez adquirida, ela nunca mais vai embora. Basta uma situação estressante ou alguma queda da imunidade para que ela apareça. Ela só é transmissível enquanto estiver aparente, mas é bom evitar, né? Portanto, saiba bem que bocas você vai beijar nessa folia.

 

 

Não abuse das bebidas energéticas

Os energéticos dão mais pique para curtir o carnaval, porém deve ser consumido com ressalvas. Eles são ricos em cafeína e, se consumidos em excesso, atrapalham o sono na hora de dormir, causam gastrite e sobrecarregam o organismo, podendo levar até à arritmia cardíaca. Então, modere a dosagem!

 

 

Não exagere no álcool

As bebidas alcoólicas são potencialmente diuréticas e, por isso, promovem uma eliminação de líquidos muito maior do que a sua ingestão, podendo provocar desidratação. Portanto, modere no consumo de álcool e, intercale um copo de bebida alcoólica com uma de água. Dessa forma, os efeitos negativos, e até a ressaca, ficam menores. Comer alguma coisa enquanto bebe também é bom, pois mantém a glicose estável no sangue e evita que você passe mal na folia de carnaval.

 

 

Cuidado com os remédios para ressaca

Remédios para ressaca, geralmente contém o ácido acetilsalicílico, componente que pode provocar gastrite. E o paracetamol combinado ao álcool pode levar a alterações de funcionamento do fígado.

Outros remédios para ressaca têm uma combinação de substâncias que ajudam a evitar os sintomas, mas não reparam realmente os danos causados ao corpo. Então, o ideal é aproveitar o carnaval de maneira responsável.

 

 

Descanse

O corpo precisa de seis a oito horas por dia para se recuperar. Caso ele não tenha esse período de descanso, fica muito difícil manter o ritmo todos os dias de folia do carnaval. Em algum momento seu corpo dará sinais de cansaço e esgotamento. Portanto, caso a festa vá até tarde, faça uma compensação dormindo até mais tarde. Se não for possível, tirar um bom cochilo durante o dia já ajuda.

 

 

Cuidado com o que você come

Antes da folia de carnaval, evite alimentos ricos em gorduras, pois eles tornam a digestão mais lenta e causam a sensação de inchaço no estômago.

Durante a festa, não fique mais do que quatro horas sem se alimentar. Escolha alimentos leves e que favoreçam uma rápida digestão, além de hidratação e nutrição, como barrinhas de cereais, frutas desidratadas, sanduíches naturais e sucos de frutas.

 

 

Hidrate-se

Para prevenir a desidratação causada pelo excesso de transpiração durante a folia de carnaval, consuma muita água, água de coco ou até mesmo bebidas isotônicas, que repõem os eletrólitos como sódio, potássio, magnésio e cloro perdidos. E sucos naturais de frutas, que são uma ótima opção, pois, além de hidratar, fornecem um açúcar natural (frutose) que repõe a energia gasta e impede a hipoglicemia (queda de açúcar no sangue).

Passado o carnaval, é recomendada uma dieta desintoxicante, com muita água, água de coco e sucos naturais, pobres em gorduras e carboidratos refinados. Isso ajudará a limpar e reequilibrar o organismo.

 

Cuidado com o sol

Como a incidência dos raios ultravioletas está cada vez mais agressiva em todo o planeta, os cuidados com o sol devem ser redobrados nesse carnaval. Se você vai curtir a folia durante o dia, não se esqueça de proteger a pele, com protetor solar com Fator de Proteção Solar (FPS) mínimo de 15, reaplicando de duas em duas horas. Também deve ser evitada a exposição entre as 10 e 16 horas. E você pode ainda complementar os cuidados com o uso de óculos escuros, chapéus e bonés.

 

Siga as nossas dicas e tenha um carnaval excelente com muita saúde!

 

5 hábitos para ter um coração forte e saudável

 17/12/2018

Se o seu coração não está bem, cuidado, sua vida pode estar em perigo! As doenças cardiovasculares são responsáveis por 30% das mortes registradas no Brasil por ano. As principais causas são o infarto, o AVC (Acidente Vascular Cerebral) e a morte súbita. Mas calma! Não se assuste, vamos te ensinar 5 hábitos para você fortalecer o coração e, consequentemente, ter uma vida mais saudável [...]

Como ter hábitos de vida mais saudáveis

 06/12/2018

  Para garantir uma boa saúde, a principal dica é fazer exames de rotina ao menos uma vez ao ano. Mas, também temos outras dicas para você, neste artigo, para aumentar a sua qualidade e expectativa de vida. Confira! Alimente-se bem O cuidado com o que você come é primordial para ter mais saúde e qualidade de vida. Comer alimentos ricos em gorduras saturadaspode causar doenças como infarto, derrames, hipertensão [...]

Alimentos que são bons para a circulação sanguínea

 17/10/2018

Ter uma boa circulação sanguínea é imprescindível para a nossa saúde e o bom funcionamento do nosso organismo, além de garantir resultados satisfatórios em seus exames laboratoriais anuais. E você sabia que uma alimentação correta e saudável pode te auxiliar nisso? Os principais alimentos que melhoram a circulação sanguínea são aqueles que fazem bem ao coração, com [...]

A função dos exames urológicos

 03/09/2018

  Os exames urológicos costumam ser os mais simples e menos invasivos, porém são muito importantes para o controle da nossa saúde. Eles identificam desde doenças comuns até complexas. E é muito importante realiza-los todo ano. Dentre os exames urológicos existentes, o Laboratório Base realiza os seguintes: Urocultura Tem a função de diagnosticar se há infecção [...]