Tudo o que você precisa saber sobre o hemograma
Publicado em : 19/02/2018
O hemograma é um exame de sangue, mais comumente pedido como exame de rotina, que analisa a sua saúde de forma geral.
Com certeza você já fez vários exames de sangue ao longo da sua vida, mas você realmente sabe para que serve o exame de sangue do tipo hemograma?
O hemograma é um tipo de exame de sangue feito para avaliar a sua saúde de maneira geral, identificando doenças que mudam a composição do sangue, como leucemia, anemia e infecções bacterianas ou virais. Além de alergias, hemorragias e doenças autoimunes.
O hemograma é utilizado ainda para assegurar que você esteja apto a passar por uma cirurgia, e para checar a reação do corpo a determinados tratamentos.
Porém, o médico também poderá solicitar o hemograma para diagnosticar alguma dessas condições: asma; fraqueza; sangramento intenso da pele, nariz ou gengivas; manchas roxas grandes ou em grande quantidade; infecções ou inflamações e doenças do sangue.
O hemograma é um dos tipos de exame de sangue mais pedidos pelos médicos nos exames de rotina. Isso porque ele avalia a sua saúde, calculando a quantidade e forma dos três tipos de células básicas presentes no sangue, sendo eles:
- Glóbulos vermelhos – hemácias: responsáveis pelo transporte de oxigênio pelo organismo;
- Glóbulos brancos – leucócitos: responsáveis pelo sistema de defesa do organismo, auxiliam no combate a infecções;
- Plaquetas: fragmentos de células que são produzidos na medula óssea, responsáveis pela coagulação do sangue.
O hemograma é feito em laboratório por um profissional da saúde especializado. Sua realização se assemelha a qualquer outro tipo de exame de sangue.
Com o paciente sentado, amarra-se um elástico, conhecido como garrote, em seu braço para interromper o fluxo sanguíneo. Assim, as veias ficam mais largas e aparentes. O profissional faz a assepsia (a limpeza que elimina possíveis microrganismos), da área do braço a ser perfurada e insere a agulha na veia do paciente.
O sangue é coletado na seringa e colocado em um tubo. Depois, o elástico é removido e uma gaze é pressionada para impedir o sangramento. Assim que a gaze é retirada, é colocado um curativo.
Os riscos do hemograma são quase inexistentes e extremamente raros. Em pessoas saudáveis, pode ficar um hematoma na região onde o sangue foi coletado e, em alguns casos, a veia também pode ficar inchada. Para reduzir o inchaço, basta fazer compressas geladas várias vezes ao dia.
Caso o paciente utilize medicamentos anticoagulantes ou tenha problemas de coagulação, pode ocorrer sangramento contínuo após a coleta. Nesses casos, o profissional da saúde deve ser avisado antes do exame.
Também não existe contraindicação para a realização do hemograma em gestantes, pois é feito somente com a extração do sangue. Portanto, qualquer um pode fazê-lo.
Agora que você aprendeu mais sobre o hemograma e já sabe porque você faz esse exame, na hora de fazer o próximo, venha para o Laboratório Base. Temos uma equipe altamente capacitada para sempre atendê-lo da melhor maneira.